Psicoterapia

Individual

Psicologia Positiva para o Gerenciamento do Estresse

O que é

A Psicologia Positiva tem uma abrangência ampla e engloba o estudo dos aspectos saudáveis do bem viver. Trata-se de uma abordagem que estuda as emoções positivas (felicidade, prazer, bem-estar); traços positivos do temperamento (sabedoria, criatividade, espontaneidade, coragem, cidadania, entre outras); relacionamentos positivos (amizade, generosidade, confiança, vínculos afetivos e saudáveis); e as instituições positivas (escolas, empresas e comunidades).

Esta abordagem caminha no sentido contrário ao da psicologia tradicional, a qual foca no estudo e tratamento de distúrbios como a depressão e ansiedade. A Psicologia Positiva promove as qualidades do bem viver mais do que reparar o que esteja disfuncional. Vai muito além do que chamamos de pensamento positivo ou autoajuda. Trata-se de uma abordagem científica acerca do que torna a existência mais plena e feliz. Uma das peculiaridades da Psicologia Positiva é que todas as suas aplicações são empiricamente testadas e informadas cientificamente. A Psicologia Positiva não trabalha em cima dos problemas das pessoas ou com foco em como saná-los; busca compreender a ciência e a anatomia da felicidade, das experiências significativas e positivas impregnadas de otimismo e altruísmo.

 

A quem se destina

A pessoas que desejem ampliar sua saúde psicológica muito além de seus sintomas, de modo a desenvolverem uma vida mais plena. É indicada também para pessoas que queiram aumentar sua longevidade com saúde, leveza e mais alegria.

 

Duração Estimada

O trabalho se desenvolve em 12 encontros, sendo uma vez por semana com tarefas a serem realizadas em casa.

 

Benefícios 

Nesta visão, uma vida plena e saudável inclui:

  • Ter emoções positivas. Viver com mais satisfação, alegria e prazer;
  • Vivenciar o melhor de si. Reconhecer e utilizar as forças de seu temperamento e caráter;
  • Encontrar um sentido na vida definindo sua missão, visão e valores;
  • Construir relacionamentos saudáveis com vínculo e apoio mútuo.

 

A Psicologia Positiva foi desenvolvida pelos pesquisadores Martin Seligman, PHD - pai desta abordagem -, e também por Christopher Peterson, PHD. Ambos coordenaram um estudo com uma equipe de cientistas sociais sobre as virtudes e forças em diferentes culturas, religiões e filosofias. O resultado do estudo concluiu que as forças e virtudes do caráter são mais universais do que eles esperavam.
O resultado foi uma lista com 24 forças pessoais. Venha descobrir as suas.
Este Programa integra a pessoa ao seu ambiente, amplia a qualidade de vida, auxilia a pessoa a desenvolver e conectar com recursos interiores para lidar melhor com situações de pressão, bem como transformar adversidades em desafios geradores de motivação.